terça-feira, outubro 31, 2006

Aulas de substituição

Lá vêm eles outra vez a falar numa coisa que não tem conversa. Eu fiz a minha escolaridade toda num país onde a educação tem boa fama: a Suiça. Sempre tive aulas de substituição e no entanto era raro os professores faltarem. Ás vezes até ficávamos sem professor substituto mas tinhamos exercicios para fazer e entregar, ou tinhamos um filme sobre a matéria (por exemplo nas aulas de geografia) e de vez em quando vinha o professor da sala ao lado ver se estava tudo bem. As crianças suiças não são mais bem comportadas que as outras, são iguais, mas têm regras que estão habituadas a cumprir desde pequenas.
Ontem um aluno de Vila do Conde, entrevistado dizia que não queria aulas de substituição porque preferia ir para casa estudar... Deixa-me rir! Onde é que isso acontece? Em que planeta? Os putos quando não têm aulas andam por aí a fazer asneiras na rua. Por isso, acho bem que apertem com eles. Andam na escola é para estudar, não para brincar. Quando perceberem isso, vai deixar de haver tanta polémica sobre as médias de matemática por exemplo.

1 comentário:

Marco disse...

Permito-me discordar (ligeiramente apenas). Eu lembro-me que ía para casa e até estudava. Além disso as escolas são cada vez mais um depósito de crianças (perspectiva de alguns pais), o que também é mau. Só digo "nem tanto ao mar nem tanto à terra".