terça-feira, outubro 31, 2006

Aulas de substituição

Lá vêm eles outra vez a falar numa coisa que não tem conversa. Eu fiz a minha escolaridade toda num país onde a educação tem boa fama: a Suiça. Sempre tive aulas de substituição e no entanto era raro os professores faltarem. Ás vezes até ficávamos sem professor substituto mas tinhamos exercicios para fazer e entregar, ou tinhamos um filme sobre a matéria (por exemplo nas aulas de geografia) e de vez em quando vinha o professor da sala ao lado ver se estava tudo bem. As crianças suiças não são mais bem comportadas que as outras, são iguais, mas têm regras que estão habituadas a cumprir desde pequenas.
Ontem um aluno de Vila do Conde, entrevistado dizia que não queria aulas de substituição porque preferia ir para casa estudar... Deixa-me rir! Onde é que isso acontece? Em que planeta? Os putos quando não têm aulas andam por aí a fazer asneiras na rua. Por isso, acho bem que apertem com eles. Andam na escola é para estudar, não para brincar. Quando perceberem isso, vai deixar de haver tanta polémica sobre as médias de matemática por exemplo.

segunda-feira, outubro 23, 2006

Regresso à realidade!

Pois é triste, mas é a vida: as férias acabaram! O que é certo é que o regresso à realidade foi muito dificil, muito mais do que imaginava.

Pensava que, como mulher casada, ia ser mais forte e aguentar tudo... mas assim que apanhei os transportes públicos, começou o inferno. O barco apanhou ondulação... fiquei logo mal disposta. Depois de sair do barco, respirei o belo ar lisboeta que não é nada poluido. E como se não bastasse morri de calor no metro. Cheguei ao trabalho, precisava de outro banho.

Depois de uma ausência de mais de 3 semanas, puseram-me logo a fazer estatísticas de dois dias (feito ao dia não custa, mas dois dias seguidos... custa!). Demorei uma eternidade a realizar tal tarefa, quando o normal é meia hora.

Mas para melhorar o dia, tive de dar formação a uma loira (não tenho nada contra loiras, mas esta corresponde mesmo ao estereótipo...). Tive de repetir tudo mil vezes e mesmo assim era dificil ela entender que no nome de uma pessoa todos os nomes começam por uma letra maíuscula (percebeu um bocadinho melhor quando lhe disse que começam por uma letra grande...). Apesar de lhe explicar com toda a minha calma, a rapariga começou a ficar nervosa, não fazia nada de jeito.

Foi giro! Foi um belo dia para mais tarde recordar. O meu primeiro dia de trabalho casada!

quinta-feira, outubro 19, 2006

Nova peça de teatro no Rivoli

Sinopse: Inspirados nos maiores terroristas do Mundo, 30 pessoas ocupam ilegalmente o teatro Rivoli em protesto contra a privatização da gestão daquele espaço. Quatro longos dias passam sem que a ministra da cultura se decida se resolve o assunto no local ou não. Subitamente na madrugada do quinto dia, sem aviso e sem a presença da comunicação social, a policia retira todos os ocupantes do teatro.

Crítica: os actores deviam ter feito ameaças de bombas para justificar a sua presença no Departamento de Investigação Criminal... Por uma vez que alguém decide defender aquilo em que acredita, é tratado como criminoso. Se houvesse mais pessoas assim, o nosso País seria muito melhor. Porque cada um de nós, no nosso dia a dia, temos de protestar por uma vida melhor. Se não o fizermos vamos ser sempre "pequenos". E a policia que prenda os verdadeiros criminosos, assassinos e ladrões que por aí andam. E a justiça que lhes aplique a sentença certa. Quando todos perceberem isso, teremos metade do caminho feito...

terça-feira, outubro 17, 2006

República Dominicana 2006

Palavras para quê? Esta fotografia tirada na ilha de Saona (da qual estou bastante orgulhosa) diz tudo. A República Dominicana tem sitios paradisiacos e é um óptimo destino para lua de mel. Eu adorei cada momento, mesmo quando chovia. Aproveitámos tudo ao máximo, até fizemos mergulho de superficie. Parecia que estávamos dentro de um aquário gigante. Foi tudo tão bom: as praias, a piscina, o hotel, as excursões, a animação, o merengue... até fizemos amigos! O único defeito: tivemos de nos contentar com 7 dias que passaram a correr. Se pudesse voltar atrás arranjava maneira de lá ficar 15 dias. Aconselho a quem puder viajar, conhecer este país fantástico e o hotel onde ficámos o Iberostar Dominicana que tinha tudo para passar bons momentos. E convém fazer excursões... são caras, mas ficamos a conhecer melhor o país! Da mesma maneira que não me arrependi de nem um cêntimo gasto no casamento, também não me arrependo de nem um cêntimo gasto com esta viagem. Fico com recordações para o resto da minha vida deste momento lindo do inicio do nosso casamento.

sexta-feira, outubro 06, 2006

O melhor dia da minha vida!

Imaginava ter um casamento lindo, como qualquer noiva imagina. Mas tive sem dúvida um dia que nunca vou esquecer, um dia romântico, um dia mágico, um dia divertido, rodeada de todos os meus familiares mais próximos e amigos, grandes amigos. Não há palavras para descrever a emoção sentida por mim, pelo meu marido e por todos os convidados. Nem tudo foi perfeito porque nada nem ninguém é perfeito, mas estivemos bem perto da perfeição. Adorei cada segundo e não me arrependi de nem um cêntimo gasto, nem do trabalho que tive a preparar todos os pormenores.
O meu marido estava lindo, bem disposto, romântico como nunca.
Bem, não há mesmo como descrever. Foi sem dúvida o melhor dia da nossa vida.
E para aqueles que nos pediram, fiquem sabendo que já escrevemos a carta à cegonha. Estamos a espera da resposta dela...

quarta-feira, outubro 04, 2006

Véspera!

Ai Ai... agora sim, senti os primeiros sinais de nervosimo. Tudo começou quando chegámos ao Montijo para lavar o carro, já tinhamos dois a nossa frente e tinha a depilação marcada e já não dava tempo de esperar pela limpeza do carro. Depois foi o stress para cambiar dinheiro, porque os bancos não o fazem. Ou seja continuo sem os dollars para gastar na lua de mel. Pensámos ir a Lisboa a uma casa de cambios mas depois achei que ir para o meio daquela confusão toda só nos ia cansar mais. Até agora parece que tudo correu bem, mas este dia foi horrível! Estou agora aqui a descarregar para ver se me acalmo para dar o último jeito a casa, preparar as minhas coisinhas e ir para casa da mamã! Estou um bocadinho ansiosa e desejosa que chegue finalmente a hora!

terça-feira, outubro 03, 2006

Antevéspera...

Cá estou eu, com tudo organizado. Ainda tenho coisas para tratar amanhã, mas está quase tudo pronto.
Continuo com muitas dúvidas sobre os passos a dar no próprio dia. Tenho de entrar na igreja ao braço direito ou esquerdo do meu pai? Algumas pessoas dizem que tenho de ir à direita do meu pai, depois leio nos sites sobre casamentos que tenho de ir à esquerda. Que durante a cerimónia fico a esquerda do noivo, mas que à saída já passo para o lado direito... Que confusão! Será que alguém repara nesses pormenores ou vou estar armada em parva a pensar de que lado me vou por? Se correr tão bem como correu nas aulas de condução em que ficava a pensar "hum para que lado é a esquerda?"... Estou feita! Acho que nem vou pensar nisso ou então ainda satisfaço esta malta toda ficando nervosa!

segunda-feira, outubro 02, 2006

Fim de tarde perfeito

Domingo, 18h, Rosário-Moita, Baía Tejo...
Para quem não conhece o Rosário e o seu novo restaurante e gelataria, aconselho um passeio por lá. O programa Polis faz maravilhas.
Já tinha experimentado o restaurante que achei um bocadinho caro, mas a vista panorâmica sobre o rio compensa o preço. Este domingo fui à gelataria com um casal amigo e sua pequena de um ano. Foi um fim de tarde muito agradável mesmo. A fotografia diz tudo...

domingo, outubro 01, 2006

Últimos preparativos

Pois é, aproxima-se a data do casamento. Já vou tendo tudo orientado: os marcadores de mesa, os lacinhos para os carros, as ofertas, a encomenda do bouquet. Dá tudo muito trabalho, mas acho que vai valer a pena. Pelo menos fica tudo ao meu gosto. Já ando nisto há um ano... e no outro dia quando fui acertar os pormenores na quinta, estava lá um senhor a marcar o casamento da filha para daqui a dois meses... Fiquei parva! Não digo seja impossível, mas se dá muita dor de cabeça quando se trata das coisas com tempo, imagino à pressa! Enfim, cada um sabe de si. Eu cá fico mais tranquila tratando de tudo com calma. Até o vestido fui buscar uma semana antes!
Ah... o meu vestido... tão lindo! Há muitos estilos de vestidos, mas o meu é mesmo bonito! Não fosse o cusco do meu noivo, até o partilhava aqui no blog... mas não pode ser... ele está cá sempre a ver se escrevi mais qualquer coisa... Enfim, está quase a chegar o momento!