quinta-feira, janeiro 04, 2007

Greve

Para começar bem o ano e para variar do habitual, a Soflusa faz greve dia 5 e 8 de janeiro. Mas esta palavra "greve" para mim já não faz qualquer sentido. Para mim, "greve" é o dinheiro que eu gasto em transportes alternativos, é o transtorno da minha rotina quebrada. Porque para todos os efeitos existem 3 maneiras de lidar com isto:
  1. Apanhar os ditos transportes alternativos que eles disponibilizam, ou seja ir de autocarro até ao Seixal e apanhar o barco (em que o passe é igualmente válido mas não nos podemos esquecer do transito e do tempo que se leva de autocarro até ao Seixal...)
  2. Apanhar o comboio da Fertagus em Coina (paga-se o bilhete e não é nada barato)
  3. Esperar que o periodo de greve termine, chegar mais tarde ao emprego (duas horas) e da parte da tarde sair mais cedo (uma hora) para apanhar o barco de regresso antes que comece o novo periodo de greve.

Ora como é de imaginar nenhuma destas soluções é perfeita. Mas é assim que os utentes da Soflusa vivem todos os meses desde.... desde quando? Nem sei desde quando. Há demasiado tempo talvez ou será que sou a única a achar que isto já enjoa?

Eu sei bem que não vale a pena chatear-me com isto. Aliás a maior parte das pessoas já está de tal maneira habituada que leva isto na brincadeira. Mas sinceramente acho que há limites para tudo e isto claramente já passou dos limites há muito tempo! Mas como temos um País perfeito onde tudo é normal e tudo funciona às mil maravilhas, esta situação ainda mal começou.

8 comentários:

Marco disse...

Independentemente de a greve ser um direito que lhes assiste, para tudo há limites. Acho que o justo era essa malta deixar de ter dias de férias, porque assim sempre compensava o tempo todo em que, graças às greves, não trabalham, e o transtorno que causam a milhares de pessoas numa base quase diária...

Mary disse...

Marco, não concordo... se essa gente faz greve, e bem caro lhes deve sair é porque não estão bem...
Assim, devemos é protestar contra os dirigentes dos transportes que de tanto quererem apertar o cinto esquecem-se que os trabalhadores têm os seus direitos...

Mary Xu disse...

Pois eles não estão bem, é verdade. Querem tirar-lhes regalias. Mas infelizmente todo o País está assim e não é só na Função Pública. O problema aqui é milhares de pessoas serem prejudicadas à conta destes que não se conformam com a dura realidade pela qual todos nós estamos a atravessar.

Marco disse...

mary nº1: tal como referi, fazer greve é um direito que assiste a toda a gente. Quanto a "bem caro lhes deve sair" chego a duvidar. Só no ano passado, se não me engano, foram 14 dias! Já é tempo de puxar pela cabeça e arranjar outras formas de protesto, já se viu que esta produz o único efeito de prejudicar as pessoas que nada têm a ver.

mary nº2 (a.k.a. Xu): Exactamente! A questão é mesmo essa! Contabilizadas todas as greves e protestos, e os respectivos resultados, a conclusão é que a forma de protesto em si tem de mudar.

PS: que tal organizar uma ETA em Portugal, para começar a dar conta destas coisas todas, hein?

carekaPT disse...

E como dividimos depois as bombas??? Eta é 'pra mim e eta 'pa ti?

Podemos reclamar o que quisermos, sticks and stones may break my bones, but words will never kill me, ou como o marco diz, "Bater não batem e ralhar não doi".

Não quero chegar ao extremo de organizar um grupo bombista (agora não tenho tempo...), mas como também costumo dizer "É aperta-los até 1/4 de volta antes de partir..." Se barafustarmos, se batermos o pé, se houver mais gente a deixar de ser conivente com situações de abuso pode ser que se chegue a algum lado...mas sinceramente duvido, o povo é de brandos costumes e prefere comer e calar.

Lanço o desafio...e que tal que da próxima vez que virem alguma coisa errada a acontecer chamarem a atenção do(a) prevaricador(a)? Queres sugestões?

a) Sempre que alguém fumar num sitio proibido para tal.

b) Sempre que o condutor do vosso autocarro/barco/whatsoever tiver uma condução imprudente para vocês e com os outros condutores?

c) Sempre que vejam alguém a deitar lixo para o chão.

É duro não é? Welcome to Portugal!

Mary disse...

Boa kabe ludo!
Para quem não tem tempo de formar um grupo de terrorismo... Se fosse chamar a atenção sempre q visse alguem a fazer essas coisas acho que tinha de andar sempre zangada com o mundo ;)

carekaPT disse...

mary (que não a xu), não é preciso andar zangado com o mundo, apenas meter o 'prego' na altura certa...por exemplo, descer umas escadas rolantes no metro com um caramelo à frente a esfumaçar...basta tossir com alguma especturação e quando se voltar para ver que lhe perdigotou o pescoço perguntar:
"Peço desculpa...a minha tosse está a incomodar o fumo do seu tabaco?"

E de seguida fazer um sorriso colgate (com a esperança que não o partam com o murro :P)

Experimentem...é uma experiência libertadora.

Gonçalo disse...

...eu partilho da vossa opinião, aliás hoje tive que levar com outra greve...a do metro....por isso apoio o kabe ludo e não importa se nos chamam de "casmurros", "resmungões" ou de mau feitio....direito é direito e dever é dever....