quarta-feira, março 14, 2007

Ir à missa...

Sou católica por escolha própria, mas nunca vou à missa. Para mim, não é preciso comparecer numa igreja todos os domingos para demonstrar a nossa fé. Não vou por vários motivos: não tenho tempo e acho as missas muito aborrecidas. E talvez seja por estas duas razões, que muitas pessoas deixam de ir a igreja. Quando vejo filmes americanos onde mostram celebrações religiosas ao som de gospel, até me arrepio. Acho que se houvesse um coro desses na minha paróquia, talvez fosse lá pelo menos uma vez por mês e nem que fosse só para ouvir aquele som. Mas parece que a diminuição de praticantes e até mesmo de padres não chega para que alguém modernize o catolicismo. O próprio Papa quer agora tornar ainda mais sóbria a celebração da missa substituindo o que actualmente se faz por canto gregoriano. Se calhar o objectivo dele é fundar um grupo de "poucos" católicos rigorosos. Depois, só lhe falta deixar crescer um bigodinho...

2 comentários:

Marco disse...

Gosto particularmente da ideia de celebrar a missa em latim, à moda antiga... Só quer dizer que o que se diz durante a cerimónia não é importante para as pessoas (se não precisam de o perceber...).

Mary disse...

Na minha cidade as pessoas têm deixado de ir à missa porque o padre agora resolveu cobrar dinheiro até para dizer o nome das pessoas na missa do 7º dia e não cobra pouco!
Bjs