sexta-feira, janeiro 25, 2008

As noticias e a TVI

"Divulgado alerta sobre a vacina contra o cancro:
Em causa está a morte súbita de duas jovens que estavam a tomar a vacina.
As mortes ocorreram na Alemanha e na Áustria e as causas ainda não foram identificadas. Sabe-se apenas que estas mulheres estavam a tomar «Gardasil», a vacina de prevenção do cancro do colo do útero. Por isso a Agência Europeia dos Medicamentos lançou um alerta onde se afirma que não foi estabelecida qualquer relação entre a morte das jovens e administração da vacina.
O comité científico da Agência Europeia dos Medicamentos é da opinião que o benefício desta vacina continua a ser superior ao risco e que não é necessário alterar a informação sobre a vacina «Gardasil» contidas na bula.
Estima-se que um milhão e meio de pessoas tenham sido vacinadas na Europa. «Gardasil» é uma vacina para a prevenção da displasia cervical e outras doenças causadas pelo papilomavírus humano dos tipos 6, 11, 16 e 18."

Esta noticia foi ontem avançada pela TVI... Começam por dizer que foi divulgado um alerta... Fiquei um pouco assustada porque fui vacinada com a Gardasil no ano passado. Para além de não ter sofrido nenhum efeito secundário anunciado no folheto informativo, estou aqui viva e saudável, ok um pouco constipada... Pesquisando na internet encontram-se vários estudos sobre os efeitos da vacina. Uma das últimas coisas que li é que não convém tomar a vacina juntamente com outro tipo de vacinas que são comuns durante a "juventude". Ora não digo que a causa da morte destas duas jovens seja "mistura de vacinas" mas o que é certo é que se não há relação entre a morte e a vacina qual é a noticia? Tanta gente morre sem explicação, para quê inventar um motivo, se por vezes simplesmente não há?

A conclusão a que eu chego, mais uma vez, é que não vale a pena ver o Telejornal, o Jornal da Noite nem nada que se pareça. Brincam com as pessoas anunciando noticias que depois de vistas nem noticias são.

2 comentários:

carekaPT disse...

Desde que vi um porco a andar de bicicleta na TVI já digo que tudo é possivel....

Haja juizo.

Mary disse...

Ainda não tinha ouvido falar... se calhar não é mesmo para dar importância...
Bjs