sexta-feira, junho 22, 2007

Martigny

Hoje decidi partilhar um pouco de mim e apresentar a vila onde cresci na Suiça: Martigny.
Situada no cantão de Valais e perto do rio Ródano (que eu prefiro chamar Rhône no seu nome original) esta pequena localidade é rica em história e cultura.
Foi conquistada pelos Romanos que lhe deixaram um anfiteatro e outras ruinas que ainda hoje se podem visitar. No Século XIII foi construido o "Château de la Bâtiaz" que podemos ver nesta imagem que é símbolo de uma época muito atormentada que durou 3 séculos. Durante a Revolução francesa foi um ponto de passagem muito importante das tropas de Bonaparte e foi nessa altura em 1802 que o Valais se tornou numa República independente sob a influência da França. Apesar de Napoleão querer manter sua esta zona foi em 1815 que o Valais entrou na Confederação Hélvetica.
A história foi muito mais complexa do que esta pequena explicação, mas se fosse contar tudo no pormenor, escrevia um livro e não um post...
Passando agora ao mais interessante: o que se faz em Martigny?
Existem vários museus sendo o mais conhecido o Museu Gianadda que para além de acolher exposições de vários artistas tem permanentemente um museu do automóvel muito interessante
A prática de Windsurf é possível graças a um lago artificial situado numa zona muito ventosa, chamada "Étang du Rosel" ou carinhosamente chamada "La Gouille" (a Poça).
Situa-se a cerca de 30 minutos de famosas estâncias de esqui como Verbier, Ovronnaz, Col de La Forclaz.
Para quem prefere relaxar pode aproveitar as termas onde até num dia de frio e de neve pode estar na água quentinha ao ar livre.
Martigny é também muito conhecida pelas suas vinhas e produção de vinho e licores (a famosa Williamine por exemplo) e seu fondue de queijo e raclette.
E claro para quem gosta da noite, 3 discotecas e bares para todos os gostos se econtram espalhados pela vila.
Também é possível dar um pulinho até Itália que fica pertinho indo pelo famoso tunel do "Grand-Saint-Bernard".
Martigny está recheada de sitios para descobrir e passar umas belas férias. Eu vivi lá 15 anos e só agora depois de passar o trauma da emigração é que me apercebo de como era linda a "minha" vila.
Pode ser que lá volte um dia destes, com o meu querido marido, para lhe mostrar o sítio onde cresci, aprendi, passeei, me diverti e aproveitar para voltar a ver todos os amigos que lá deixei.

5 comentários:

carekaPT disse...

Hummm...Willamine...fondue....raclette...

Soa-me bem!

Bute nessa!

Pesquisei e achei isto :)

Mary disse...

Olá!
Gostei muito da "tua" vila.
Parece-me bem. Deves ter saudades dos tempos que lá passate! E poderia ser um bom sítio para umas fériazinhas românticas.
Quanto à tua pergunta, não me importo nada, pois não venho eu aqui tb dar os meus pobres palpites?
O que acontece é que por enquanto essa hipótese ainda não foi avaliada, até porque para isso é necessário estar casado há 4 anos e eu ainda não estou.
Bjs

Marco disse...

O problema de fazer visitas a locais desses é que, sobretudo para quem vive em Portugal, pode dar uma grande vontade de por lá ficar...

Anónimo disse...

olá,olha o meu nome é vânia estive a ler o teu texto ao mesmo tempo k o lia fiquei arrepiada. O porkê deve-se ao facto de termos crescido na mesma cidade Suiça. Hoje estou em portugal e tenho muitas saudades de lá.Vivo sempre na expectativa de um dia voltar para lá.parabéns pelo texto.

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado