quarta-feira, abril 25, 2007

É bom viver no campo!

O meu dia começou assim: ao som da VI Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo. Quando comecei a ouvir o som de cavalos a passar lembrei-me de um senhor que costuma passar por aqui com uma pequena carroça. Nunca pensei naquilo que ia ver a seguir: cavalos e cavalos e mais cavalos, pareciam ter escapado do último modelo da BMW.
Deliciei-me com este espectáculo invulgar para mim, que estava habituada a acordar com os móveis da vizinha de cima a arrastar. Agora quase me esqueço que alguma vez vivi noutra casa.
Entretanto pesquisei na internet para compreender o que tinha acabado de acontecer e encontrei o seguinte artigo que respondeu a todas as minhas dúvidas.

"Esta antiga tradição existente na vila da Moita, inicialmente de carácter religioso, fazia deslocar centenas de romeiros com os seus animais a Viana do Alentejo, para que fossem benzidos durante a procissão em honra de Nossa Senhora D’Aires (padroeira dos animais). Nos dias de hoje, a Romaria a Cavalo assume uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio e o divertimento entre as centenas de participantes de todo o país e até mesmo do estrangeiro. A VI Romaria a Cavalo vai partir, no dia 26 de Abril, pelas 9:30h, da Igreja de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, na Moita, onde terá lugar a bênção da imagem de Nossa Sr.ª da Boa Viagem que vai acompanhar os romeiros até ao Santuário de Nossa Sr.ª D’Aires. A chegada a Viana do Alentejo está prevista para o dia 29 de Abril, pelas 17:00h.A Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo conta também com um programa de animação cultural."

E assim vou conhecendo melhor a terra onde agora vivo.

4 comentários:

carekaPT disse...

Só tirei esta foto, pois fiquei embasbacado a ver a romaria passar, foi uma boa meia hora de cavalos e cavaleiros a passarem(onde morava antes era só burros e jumentas)...só mais para o fim é que pensei: "olha...e uma foto não?!"

A salientar, que nesta foto, aquela carroça é patrocinada por um tintol qualquer e que os carros de apoio que passaram no fim só transportavam mesas e cadeiras de plastico e algumas pipas de vinho...estes gajos não são parvos não.."ah e tal a romaria ó Maria...tenho de ir....eu e ali o Jolly, como já sabe o caminho de casa, posso beber mais um copito que o animal não se engana"

Quem sabe pró ano não me inscrevo nesta romaria??? Naaa....ainda encontro os meus antigos vizinhos ;)


PS Tenho de arranjar um cavalo (nada de póneis) para ir prós copos...

Haja juizo

Mary disse...

É assim a tradição... e por aí ainda é o que era!
Bjs

Marco disse...

Viver no campo é assim. Há que ver também os animais, e não nos limitarmos a sentir o cheiro da bosta... ;)

Mary Xu disse...

Marco:

E por acaso de vez em quando até cheira... Descobrimos só depois das mudanças que lá perto há uma vacaria...