sexta-feira, janeiro 25, 2008

As noticias e a TVI

"Divulgado alerta sobre a vacina contra o cancro:
Em causa está a morte súbita de duas jovens que estavam a tomar a vacina.
As mortes ocorreram na Alemanha e na Áustria e as causas ainda não foram identificadas. Sabe-se apenas que estas mulheres estavam a tomar «Gardasil», a vacina de prevenção do cancro do colo do útero. Por isso a Agência Europeia dos Medicamentos lançou um alerta onde se afirma que não foi estabelecida qualquer relação entre a morte das jovens e administração da vacina.
O comité científico da Agência Europeia dos Medicamentos é da opinião que o benefício desta vacina continua a ser superior ao risco e que não é necessário alterar a informação sobre a vacina «Gardasil» contidas na bula.
Estima-se que um milhão e meio de pessoas tenham sido vacinadas na Europa. «Gardasil» é uma vacina para a prevenção da displasia cervical e outras doenças causadas pelo papilomavírus humano dos tipos 6, 11, 16 e 18."

Esta noticia foi ontem avançada pela TVI... Começam por dizer que foi divulgado um alerta... Fiquei um pouco assustada porque fui vacinada com a Gardasil no ano passado. Para além de não ter sofrido nenhum efeito secundário anunciado no folheto informativo, estou aqui viva e saudável, ok um pouco constipada... Pesquisando na internet encontram-se vários estudos sobre os efeitos da vacina. Uma das últimas coisas que li é que não convém tomar a vacina juntamente com outro tipo de vacinas que são comuns durante a "juventude". Ora não digo que a causa da morte destas duas jovens seja "mistura de vacinas" mas o que é certo é que se não há relação entre a morte e a vacina qual é a noticia? Tanta gente morre sem explicação, para quê inventar um motivo, se por vezes simplesmente não há?

A conclusão a que eu chego, mais uma vez, é que não vale a pena ver o Telejornal, o Jornal da Noite nem nada que se pareça. Brincam com as pessoas anunciando noticias que depois de vistas nem noticias são.

terça-feira, janeiro 08, 2008

Lei do tabaco

Não vou fingir indiferença a nova lei do tabaco. Fiquei contente. Contente por finalmente poder saborear uma refeição sem o fumo dos outros a incomodar-me. Contente por poder passear num centro comercial sem andar a "fugir" do fumo das pessoas que passam por mim. Acho graça e tenho quase pena de ver as pessoas a fumar na rua como se estivessem de castigo. Mas o que realmente mais me agrada nesta nova lei é o facto de certas pessoas terem aproveitado para reduzir e mesmo deixar de fumar. Dou os parabéns a minha Grande amiga "Piquena" que não fuma desde "o ano passado". Espero que consigas porque apesar das "ajudas" nem sempre é fácil deixar de fumar. Não passei por isso pessoalmente, mas vi de bem perto e posso dizer que é mesmo uma questão de força de vontade, e sorte também... Porque há acontecimentos nas vidas dos fumadores que obrigam ao cigarrinho anti-stress. E nessas situações torna-se mais dificil resistir a tentação. Mas nada melhor do que uma Mary Xu por perto para levantar o moral e relembrar que "nada acontece por acaso"... Espero só que haja mais pessoas a seguir o exemplo... O "Piqueno" por exemplo...