quinta-feira, março 13, 2008

Formação ou Informação

Ontem fomos todos convidados para uma acção de formação sobre novos procedimentos de trabalho. Mas com o decorrer da explicação tudo descambou. Basicamente disseram-nos que cada "clique" que fazemos é registado e têm sempre maneira de saber exactamente quem se enganou, onde e quando. Implementaram um clima de medo em que cada pessoa tem de ter a consciência, entre cada tecla carregada, que está a trabalhar e não se pode distrair. Isto juntando a outros acontecimentos foi a gota de água para muitos e finalmente houve alguém que teve a coragem de falar. A formação acabou por ser interrompida por não haver as respostas pretendidas. Acabámos todos por ir trabalhar tendo percebido o conteúdo mas sem explicações. Escusado será dizer que na hora de pôr em prática as novas mudanças ninguém soube como trabalhar.
Não é qualquer pessoa que ensina. Não é qualquer pessoa que sabe dar uma formação seja daquilo que for. Os professores têm anos de formação para saber como ensinar. E de repente lá vem uma "alminha" dizer-nos: é assim que se faz! E quando fazem mal, nós sabemos!
Por favor, não confundem formação com informação... os "operários" é que são prejudicados com essa falta de conhecimento de língua portuguesa.

1 comentário:

Mary disse...

Se calhar o intuito deles era mesmo informar...
Uma boa parte das formações é administrada por um formador que tira um cursito em meia dúzia de horas e pronto... já é professor.
Bjs e boas férias