sexta-feira, junho 30, 2006

Chefe... mas pouco...

A Piggy agora anda a portar-se muito mal. É falta do Cocas de certeza. O gajo desde que anda de BMW, só quer gaijas boas...
No inicio da sua função de chefe, quis tirar todas as tarefas "adminsitrativas" à malta. Agora gosta mais de andar de um lado para o outro a conversar com toda a gente, a brincar, a rir. Enfim, a senhora gosta é de festa. Mas no escritório costuma-se trabalhar. Não é para todos claro, só para aqueles que têm de se esmerar para receber mais os trocos do prémio de produtividade. Como perde tempo com a palhaçada toda, depois ficam coisas por fazer. Coisas essas que tem prazer em empurrar para cima dos outros, tipo eu... Mas pior do que empatar o meu trabalho (ao fim e ao cabo é a minha triste sina...) é empatar o trabalho de um informático. Sim... como somos muito atrasados a nível de tecnologia, ainda trabalhamos em Windows 98, e preciso do Acrobat Reader 7 para conseguir fazer a dita tarefa. (Para quem não sabe o Acrobat Reader não é compatível com o Windows 98). A solução da Piggy foi mandar-me para o computador do informático. Ou seja, nem trabalho eu, nem trabalha ele! O que fazer com chefias incompetentes?? Deuses do trabalho ajudem-me.

terça-feira, junho 27, 2006

Os impostos do orelhudo

"O príncipe Carlos pagou 3,3 milhões de libras (4,79 milhões de euros) em impostos. Este foi o primeiro ano em que o responsável britânico revelou as suas contas, revelando que em 2005 teve rendimentos de 14 milhões de libras (20,32 milhões de euros)."

Perdoem a minha ignorância, mas o que faz este animal na vida para ter rendimentos destes? Muitas pessoas criticam os jogadores de futebol que também têm ordenados astronómicos, mas pelo menos eles ainda correm atrás de uma bola. Mas este senhor precisa de tanto dinheiro para quê? Para viver que nem um príncipe? Mas ele de príncipe só tem o título, porque com estas orelhas, estas bochechas de bêbedo e este sorriso falso...
Ah já descobri os 14 milhões de libras é um género de um subsídio por estar casado com a bonitona da Camila. Deve ser isso, é que eles fazem um par tão bonito que até lhes pagam para aparecerem nas revistas.

domingo, junho 25, 2006

Laranja mecânica no bucho

Temos pena amigos holandeses... vocês são péssimos jogadores e estatísticas à parte, ganhámos e mostrámos a nossas superioridade. Foi dificil, os nossos corações sofreram muito, mas provamos que a maldade no futebol não compensa. Os nossos cartões vermelhos não mandaram os vossos jogadores ao chão. Aprendam que jogar à bola, não é só chutar à baliza e aleijar o adversário. O futebol é um jogo de equipa, é um espectáculo, um momento de amizade.

Nós seguimos em frente, mostrando que podemos chegar longe, tentando mostrar o exemplo. A festa continua. Agora venham os Ingleses. Vamos dar conta deles também com muito sofrimento, mas havemos de vencer.

Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!

Entre as brumas da memória,
Ó Pátria sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!

quinta-feira, junho 22, 2006

Época de incêndios

"O Presidente da Republica, Aníbal Cavaco Silva , apelou hoje (21.06.2006) a um maior «sentido de responsabilidade» por parte dos cidadãos de modo a diminuir o risco de fogos florestais."

Chega o verão, chegam os grandes calores e fogos florestais. Alguns são criminosos, outros são unicamente devidos a falta de civismo de alguns portugueses. Muitos têm uma solução muito simples para serem evitados: meter o lixo nos devidos contentores. As nossas atitudes perante a natureza é que ditam a sua sobrevivência, e a nossa também. Muitas vezes ouço as pessoas a dizer que a água do rio Tejo é suja, está poluida... mas essas mesmas pessoas são as primeiras a atirar com a beata para a água antes de entrar no barco. Na travessia Olhão - Ilha da Armona até já vi atirarem pacotes de batata frita ao mar... no próprio mar onde quem atirou se vai banhar à chegada. Ou as pessoas são muito inconscientes ou então gostam de viver no meio da porcaria. Antes de nos lamentarmos das desgraças, temos que analisar as nossas próprias acções. Quando todos nos pusermos em questão e verificarmos que temos de mudar o nosso comportamento, então aí talvez os fogos comecem a diminuir e as nossas vidas a melhorar.

terça-feira, junho 20, 2006

Escolher o sexo

Antigamente, só se conhecia o sexo do bebé no momento do nascimento. Hoje até o sexo do bebé se pode escolher... Quem tem muito dinheiro pode fazer uma viagem até aos Estados Unidos (onde mais poderia ser?) e pedir: "Olhe, faz favor! É um menina pra mesa 5. E faça o embrulho que é pra levar." Sinceramente, se fosse por razões de saúde... problemas de hemofília por exemplo, ainda se podia perceber que o casal não arriscasse a ter um menino. Mas escolher o sexo de um filho como se escolhe uns cortinados novos... para mim é inconcebível. Escolher o sexo da criança é um acto egoista tendo em conta que tantas pessoas não conseguem ter uma criança saudável. Claro que quase todos temos preferências, nem que seja porque há muitas meninas na familia ou vice versa. Por curiosidade, fiz uma pesquisa na internet e descobri um site que dá umas dicas naturais para quem quer mesmo escolher. Quem estiver interessado, clique aqui. Agora que sabem tudo, usem a imaginação, inspirem-se e façam meninos... ou meninas... e que venham todos lindos e com muita saúde...

segunda-feira, junho 19, 2006

O Gang da Soflusa

Desde a semana passada que reparei nuns seres estranhos que atacam no terminal da Soflusa no Barreiro. Deslocam-se sobre quatro patas, têm pêlo, curto mas têm. O grito que usam para se reconhecerem é um tipo de "AUM AUM" bem sonoro... Sempre que passa um carro na "zona" deles... correm atrás dele, ladrando como se lhe quisessem furar os pneus com uma dentada bem dada... Bem, não sei se isto é uma maneira mais evoluida de marcar o território ou se gostam mesmo de medir forças com as invenções humanas. O certo é que quando passam os autocarros, o comportamento é logo muito mais moderado. O que ganham eles com isso? Será uma forma de mostrarem como são machos? Se alguém me souber esclarecer, agradeço.

sexta-feira, junho 16, 2006

Million Dollar Baby

"A história de Million Dollar Baby pode-se resumir em poucas linhas. Maggie Fitzgerald (Hillary Swank) é uma mulher de trinta e um anos que procura um treinador que a ajude a cumprir o seu sonho de infância: ser pugilista profissional. Já quase fora de idade para se tornar profissional, procura convencer Frankie Dunn (Clint Eastwood), um velho treinador de pugilistas, a fazer dela uma campeã. Influenciado pelo seu amigo Scrap (Morgan Freeman), um velho pugilista, Frankie aceita treiná-la. A relação entre ambos, que começa por ser de desconfiança, torna-se cada vez mais próxima. De combate em combate, o treinador vai descobrindo a enorme força de vontade da sua pupila. E esta, vai descobrindo que, por baixo da dureza de Frankie, existe um homem magoado com a vida."

Aconselho este filme a quem ainda não o viu. Não foram os Óscares que me chamaram à atenção. Vi o filme por acaso... e é sem dúvida um dos melhores filmes que eu tenha visto. Não é a história de uma mulher maluca que decide tornar-se pugilista. Mas sim a história de uma lutadora, que luta para viver e para morrer. Por isso, numa tarde chuvosa como promete estar este fim de semana, aqui fica a minha sugestão.

quarta-feira, junho 14, 2006

Sem sistema...

Fazer horas extraodinárias, é bom... para ganhar uns trocos a mais. Tenho trabalhado aos sábados e apesar de ser cansativo levantar-me 6 dias por semana às 6h da manhã... sabe bem ao fim do mês. Sim, o Estado leva-me quase metade do que eu recebo a mais, mas pronto... Nem vale a pena pensar nisso, já basta quando recebo o recibo de vencimento...

Este feriado de Santo António, perguntaram-me se eu queria vir trabalhar. Pensei: "Ah, faz de conta que é um dia de semana normal e tal...". E vim... Sem imaginar que ia acontecer o pior cenário possível... Liguei o computador, comecei a abrir os programas necessários e puf! (Não, não fez chocapic antes tivesse feito...). Não havia sistema!!! Ora, como sou uma rapariga muito eficiente, já tinha preparado o trabalho. Mas faltava-me uma "ferramenta" essencial para trabalhar. A chefe (emprestada) começou logo a fazer telefonemas para o chefe de informática... Mas esse grande profissional, com telemóvel da empresa e tudo, estava incontactável... Depois de uma hora a tentar resolver o problema, arranjámos outra alternativa e começámos a trabalhar. Foi chato, tinha tudo pronto para trabalhar e atingir o objectivo em menos de três horas... Mas sendo uma máquina... consegui em quatro horas.

Agora o Sr.Informático da treta que só ligou o telemóvel quase às 11h, depois do problema ter sido resolvido por outras pessoas sem tal competência, é que devia levar um aperto. Se eu mandasse, aquele menino ficava já sem telemóvel da empresa, no minimo. Mas como não mando... vou continuar a ser uma vitima dos problemas de sistema...

sábado, junho 10, 2006

Oh Eternas obras!

Pois... parece que ando sempre em obras. Apesar da minha casa estar pronta, vejo-me obrigada a viver as obras dos outros. E o mais engraçado, ou não, é que quando acaba um, começa outro. Até há pouco tempo a loja ao meu lado foi remodelada. Como os senhores tinham muita pressa, era durante a semana, sábados e domingos. Querem as coisas prontas... até aí percebemos. Mas o que é que nós temos a ver com isso? Não temos direito ao nosso descanso? Temos que ser tolerantes, claro. Mas também não podemos chegar a esgotamentos porque os outros fazem barulho e não se interessam se incomodam ou não. Entretanto a loja abriu... uma peixaria (ui que bom, da minha parte não ganham nem um cêntimo nem que eu não tenha nada para comer em casa). Tive o privilégio de estar uma semaninha sem barulho e eis que começa o meu vizinho de cima as marteladas! Podia não haver problema, não fosse aquele ordinário fazer barulho até a meia noite e durante a semana. Pronto, levanto-me às 6h e quem me manda levantar-me tão cedo. Vou só trabalhar, nem sequer preciso de dormir nem nada... Agora a minha questão é a seguinte: como lidamos com este tipo de situações?? Sinceramente, já não sei o que fazer: falar com a pessoa? Chamar a GNR? Nada que eu possa fazer vai educar as pessoas...

quinta-feira, junho 08, 2006

Português vs Francês

Lembro-me tão bem... quando moravamos na Suiça, o meu pai ralhava sempre por eu e a minha irmã falarmos francês em casa. Na altura, não percebia muito bem porquê. Era nova e para mim, se todos falavam francês na rua e na escola, eu também falava e alias pensava em francês. Depois comecei a perceber a ideia do meu pai. Tanto lutou para que não esquecessemos a nossa lingua, que pelo menos quando vinhamos cá de férias, conseguiamos comunicar com os nossos familiares. Mas uma coisa é comunicar, outra é falar correctamente. Quando vim viver para Portugal, apercebi-me que a construção das minhas frases não soava bem, porque ainda pensava em francês e traduzia para português à letra. Chegaram a gozar comigo quando uma vez por exemplo disse: "Não vamos panicar", do verbo "paniquer". Ou então uma expressão que me corrigiram muitas vezes "Fazer um sonho" de "Faire un rêve". São pequenas erros, que não impedem a comunicação, mas também não é falar correctamente. Felizmente não fico ofendida quando me corrigem, pelo contrário, gosto de aprender. E apercebo-me que algumas pessoas que sempre viveram cá ainda conseguem ser piores do que eu. Sei que não sou perfeita, ainda hoje me engano, mas esforço-me.
Hoje quis escrever uma carta a uma amiga minha que está na Suiça... qual não foi o meu espanto quando ia começar a escrever e não consegui porque só me vinham as palavras em português. Durante 15 anos da minha vida, pensei em francês, e agora, apesar de continuar a ver a M6, parece que me vou esquecendo da lingua. Consigo comunicar, mas já não é o que era...
Enfim, acho que a solução é começar a falar francês em casa (sim, croissant e omelette au fromage...) e português na rua e no trabalho...

terça-feira, junho 06, 2006

Portugal no Mundial

Tenho que me deixar de ver as noticias na TVI... Hoje logo de abertura: "Selecção pede desculpa aos adeptos que não os conseguiram ver quando chegaram à Alemanha". Pronto... tadinhos dos meninos, não conseguem agradar a todos... Só espero que não venham para a televisão dizer que pedem desculpa pela figura que fizeram no Mundial, sim porque acho que andam mais preocupados em dar autográfos e fazer boa exibição nos jogos amigáveis do que se preocupam com aquilo que realmente interessa: O Mundial! Quem me conhece sabe que não sou de nenhum clube. Vejo-me obrigada a torcer pelo Benfica por causa da minha cara metade. Mas isso é só para não chatear o menino quando vê os jogos. Mas gosto que a nossa selecção faça boa figura quando participa em eventos desportivos tipo o Euro ou o Mundial. O maior orgulho que tive, foi no Euro 2000, quando um colega suiço me disse que nunca pensou que Portugal tivesse uma equipa tão boa. Pois foi naquele em que chegamos as meias finais e perdemos contra a França... uma suposta mão de Abel Xavier que se transformou em penalty... lembram-se. Pois muitos suiços que deviam torcer pela vizinha França, estavam a favor de Portugal porque se aperceberam do belo futebol dos nossos jogadores. Só para chatear, no último Mundial (2002), fizeram questão de ganhar o prémio do Fair-play à portuguesa, transformando o campo de futebol em ringue de boxe. No Euro 2004, chegámos a final contra a Grécia, jogando como nunca, provocando paragens cardiacas como nunca... Ou seja, pela lógica, este ano, vamos ser maus? Ou será que conseguimos ser sempre bons? Por favor não desiludam os Portugueses! Era bom mostrar ao mundo que pelo menos o futebol português é bonito, justo, humilde (hum hum, será?)

sexta-feira, junho 02, 2006

Trabalho = Escola??

Sim, volto a falar da "senhora cabra" mais depressa do que imaginava, pois hoje aprontou de novo. Alias para passar mais despercebida vou começar a chama-la Miss Piggy.
Como o escritório onde trabalho tem estado em obras e que vem a caminho novo mobiliario, os lugares onde as pessoas estão sentadas vão mudar. Vou deixar de estar sentada ao lado das minhas amigas... mas isso não é o pior. O pior é que vou ficar sentada mesmo ao lado da Miss Piggy... Pois é, não é por acaso que ficou com este nome! É mesmo porque até os porcos cheiram melhor que ela. Os desgraçados quando rebolam na lama até é para se limparem. Mas ela... não tem explicação... parece que simplesmente não toma banho! As minhas enxaquecas é que vão agradecer a provocação daquele cheiro intenso. O melhor é nem entrar muito em pormenores para não enjoar ninguém, e até porque quem a conhece sabe bem do que falo. Como se não bastasse devo ficar num lugar bem debaixo do ar condicionado o que é optimo para quem usa lentes de contacto.
Mas o que é grave no meio disto tudo é a maneira como as coisas foram organizadas (ou não...). Sim, porque atribuiram os lugares às pessoas e disseram: "Os lugares são assim mesmo. Quem não gosta da vizinha da frente, aguente-se. Quem tem frio por causa do AC, vista um casaco." Épa, estamos na escola?? Que eu me lembre, na escola (pelo menos nas boas em que eu andei...) o professor atribuia os lugares e não havia discussão (e já na altura só me calhavam os ranhosos como vizinhos... aqueles que comiam lapis e borrachas e tinham sempre o dedo enfiado no nariz). Enfim... agora somos adultos com liberdade de expressão ou máquinas?? Pelos vistos máquinas e daquelas que não podem avariar.
Mas eu vou lutar, nem que eu peça um atestado médico para não ficar perto dela, ou uma ordem de restrição... qualquer coisa eu hei de arranjar. Não se prrrrrreocupem comigo!

quinta-feira, junho 01, 2006

Dia da criança

Hoje, como todos sabem, festeja-se o dia da criança.

Mas há pessoas que conseguem tornar esse dia num autêntico pesadelo para quem gosta realmente de crianças. Até podia falar nas atrocidades que certas crianças sofrem, mas para não começar com desgraças, vou contar um episódio da novela que é o meu local de trabalho.

A minha chefe é muito brincalhona... ou então porca mesmo... mas não querendo ofender niguém... a senhora gosta de se meter com os meus colegas (rapazes, jovens estudantes universitários). Os momentos do dia que ela mais gosta são aqueles em que brinca com eles. Então qual foi a brilhante ideia dela para festejar o dia da criança? Comprou Chupa Chups para todos... com tanto rebuçado, chocolate, doces que podia ter comprado, escolheu logo o Chupa Chups. Não tenho nada contra esse tipo de guloseima mas todos terão visto o anuncio com a Diana Chaves "O prazer de chupar". Ora como a nossa lingua portuguesa permite muitas interpretações, muitas vezes pejorativas, imaginam as brincadeiras que foi a tarde toda a conta do "presente da chefe"... Tanto provocou os ditos rapazitos que um deles teve o descaramento de lhe responder "Oh chefe, gosto mais de ser eu o Chupa Chups". Upa Upa!

Enfim, pessoas assim, não interessam mesmo a ninguém e cá para mim ainda vão ler muito sobre essa cabra (oh desculpem, senhora... senhora cabra...) no meu blog. Porque infelizmente ela é um dos motivos do meu stress diário.

Pequena introdução

As minhas noias... as noias da vida... aquelas pequenas aventuras do dia-a-dia, aquelas noticias que me põem os cabelos em pé... é isso que eu vou tentar expor no meu blog. Vai ser um desafio para mim, porque depois de ler alguns blogs apercebo-me que não é qualquer um que tem jeito para escrever. Eu não sei se vou ter jeito, mas vou esforçar-me porque sinto que preciso libertar-me do stress, e partilhar as minhas noias talvez seja uma solução.
Agora apertem os cintos, pois a viagem vai começar...